Ivalis – Portugal

Caso cliente n°1 : Permitir às lojas concentrarem-se no comércio

Esta rede de hipermercados realizou, desde sempre, o seu inventário internamente. Embora satisfeita com o seu próprio inventário, decidiu experimentar a terceirização, por duas razões: primeiro, a empresa tinha consciência de que, através da realização de dois inventários por ano, as equipas nunca teriam tanto controlo e perícia como um especialista que realiza inventários todas as noites e, em segundo lugar, tinha a filosofia de que é necessário que as empresas se concentrem nas suas áreas de negócio.

Na sua própria equipa, o core business era, naturalmente, o comércio. Em 2006, ela decidiu testar dois fornecedores (incluindo a Ivalis) deixando a escolha para as lojas da decisão de terceirizar ou não. Até hoje, 90% dos hipermercados desta rede escolheu o outsourcing. Entre eles, cerca de 3 em cada 4 preferem a Ivalis.

As mais-valias da Ivalis (percepção do cliente):

  • Proximidade local: “A cada ano, as equipas são as mesmas.” “Eles conhecem a loja, os chefes de departamento”. “Há uma verdadeira transferência de know-how e experiência de um ano para o outro.”
  • Domínio do seu setor de atividade: “As nossas equipas faziam um ou dois inventários anualmente. As equipas Ivalis fazem-no ao longo do ano: em última análise, são eles que melhor dominam as especificações e características de nossas lojas.”.

Caso Cliente nº 2: Identificação de produtos e projetos “sob medida”

Este cliente tem 120 lojas (bricolage), na França. Cada um deles tem um stock de quase um milhão de produtos na superfície de vendas e em reserva. Em 2013, precisava de identificar uma série de elementos de rotulagem de todos os produtos. Claramente, tinha de “peneirar” cada uma das referências. Isto tudo num período de algumas semanas.

Impossível colocar em prática um projeto como este sem desviar do seu trabalho as equipas das lojas! É por isso que contactou a Ivalis, responsável pela concepção e implantação do dispositivo. Missão cumprida.

As mais-valias da Ivalis (percepção do cliente):

  • À medida: “partindo de uma folha de papel em branco, este projeto foi desenvolvido em poucas semanas. Testado num armazém e numa loja, foi então implantado em todo o país “
  • Flexível: “O tempo foi muito curto e as equipas das lojas, por vezes, não tinham preparação. A Ivalis adaptou o tamanho das equipas em conformidade”.

Caso cliente n°3 : A capacidade de agir simultaneamente em muitos países.

Este cliente, um dos pesos pesados da distribuição do setor têxtil, decidiu, em 2013, confiar os seus 1000 stocks europeus exclusivamente à Ivalis. Depois de testar por um ano, no entanto, um “segundo” prestador de serviços.

O que a Ivalis lhe propôs:

  • Uma coordenação centralizada, com um único ponto de entrada
  • Uma garantia de homogeneidade total nos serviços: as mesmas ferramentas, o mesmo processo.
  • A rapidez de execução e a confiabilidade dos inventários
  • A elaboração de relatórios, uma monitorização de qualidade.

As mais-valias da Ivalis (percepção do cliente):

  • Proximidade local: “As equipas Ivalis são equipas locais: as lojas não têm de enfrentar problemas de comunicação com equipas estrangeiras. “
  • Simplicidade: “Um contato comercial para toda a Europa, uma qualidade de informação centralizada.”

Caso cliente n°4 : O conhecimento do processo de inventário

A rotação do pessoal nas lojas de têxteis converte-se frequentemente num verdadeiro obstáculo quando chega o período dos inventários no fim dos saldos. Esta é, em qualquer caso, a opinião de Francisco P., responsável por 5 lojas na região de Lille. Para ele, a rotação cria uma perda de conhecimentos entre as diversas campanhas que muitas vezes obriga à execução de uma formação e a um acompanhamento longo e fastidioso. Sem mencionar o risco de erros, cujos efeitos (quebra de stock numa referência fundamental) são geralmente imediatos no CA.

Uma dificuldade que solucionou definitivamente confiando os seus inventários à Ivalis.

As mais-valias da Ivalis (percepção do cliente):

  • “Um processo particularmente bem oleado. Planificação rápida e confiável: não há mudanças de última hora! “
  • “Um melhor controlo das demarcações desconhecidas, que gera tranquilidade”
  • “Uma gestão de stocks afinada, com um ganho imediato no CA”