A externalização dos inventários é uma autêntica ferramenta estratégica de gestão no sector da distribuição.
Um estudo levado a cabo pela CM International para a Ivalis em fins de 2009 com cerca de 40 marcas do sector permitiu que se compreendessem os motivos para tal:

  • apoiar-se numa equipa que fez disso a sua profissão, uma organização totalmente consagrada a esta actividade e que conta com ferramentas perfeitamente adequadas para a sua execução;
  • fazer com que as equipas de vendas se concentrem na sua verdadeira actividade: as vendas;
  • evitar as tensões associadas à execução de inventários, em especial o trabalho nocturno;
  • evitar o encerramento das lojas;.
  • garantir a fiabilidade e a homogeneidade dos processos aplicados;
  • controlar os custos, sobretudo os ocultos, que são particularmente frequentes nesta actividade: gestão do pessoal temporário e indefinido, horas extraordinárias, tempo de recuperação, lucros cessantes nas vendas, etc.

Já são milhares os responsáveis financeiros ou de lojas de todos os sectores de actividade no âmbito da distribuição que optam por esta possibilidade.

Porque não você?

“Optar pela externalização do inventário é como utilizar um carro com mudanças automáticas; depois de se ter testado, nunca mais se quer renunciar ao mesmo”.

François P., responsável de loja em grandes armazéns especializados